Tardigrado (Urso d’água) um animal de vida extrema!

Tardigrado, também conhecido como urso d’agua é o animal mais resistente as A_foto_do_tardigradocondições ambientais, chegando a viver no espaço!

Após ver a série cosmos regravada por Neil deGrasse Tayson, (que ficou muito boa) fiquei curioso com tantas cosias fantásticas que não sabia e comecei a pesquisar sobre elas (pretendo fazer outras postagens de outros assuntos contido na série cosmos). Bom, como estamos falando desse carinha que vive em toda parte vamos listar algumas características e curiosidades sobre o mesmo.

Seus nomes!

Ele é chamado de Tardigrado, Urso d’agua e leitão do musgo. Deve ser prestar atenção que Tardigrada em especial é o filo ao qual o Tardigrado pertence. E essa palavra, Tardigrada, do latim: tardus, lento + gradus, passo, logo significa, passo lento!

Qual é o tamanho?

O comprimento de 0,03mm a 1,5mm, dependendo muito da espécie analisada. Em alguns locais na internet podemos ver uma variação de 0,3mm a 0,5mm de 0,5mm a 1,5mm.

Classificação biológica!

Reino: Animalia Filo: Tardigrada Classe: são 3 tipos, Heterotardigrada, Mesotardigrada, Eutardigrada.

Bom, no mundo existem 700 espécies, só no Brasil 61 e só no estado de São Paulo foram encontradas 58 espécies desse carinha! Claro que não significa que das 61, 58 vivem apenas no estado.

Onde vivem?

No MUNDO todo. E pode viver até fora da terra sofrendo radiação direta do sol por algumas semanas, mas exatamente seu habitat é em locais onde contem água ou locais úmidos. Assim o Tardigrado sobrevive a baixas temperatura -200 °C e tão altas quanto 151 °C, além disso sobrevive em locais de alta pressão e também no vácuo. O curioso é que ele é muito mais resistente que um ser humano, sendo tão pequeno e com cara de massinha de modelar .

Quanto tempo vivem?

Em condições ideais o tardigrado pode viver até 120 anos, sem contar que este animal consegue fazer criptobiose ou anabiose, ou seja, ele passa por um estado de hibernação onde atividades vitais são suspensas até que o habitat seja favorável a vida, logicamente faz tal coisa com intuito de manter se vivo.

O que comem?

Comem musgo, mas comem nematóides que são pequenos vermes que também vivem no musgo.

Como ter um de estimação! (oi?)

Com uma pesquisa rápida na internet já topo de cara com um link do Wikihow ensinando a “cultivar” Tardigrados, (Só coisa de gente desocupada)! Deve ser triste ter um animal de estimação que você não consegue ver, e se você não tem um microscópio fica difícil! Por isso vou deixar aqui um link do vídeo do manual do mundo explicando como fazer um microscópio caseiro.

Vídeo Bônus.

Links e referências;

http://pt.wikihow.com/Encontrar-e-Cuidar-de-um-Tard%C3%ADgrado-%28Urso-D%27%C3%A1gua%29
https://www.youtube.com/watch?v=7HAdiWkltvA (Microscópio caseiro)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tardigrada
https://www.academia.edu/7074303/REINO_ANIMALIA_FILO_TARDIGRADA

Anúncios