Turfa, fumaça misteriosa!

Não é de hoje que sinto ao entardecer/noite um cheiro peculiar de folhas queimadas causado por um leve fumaça que permeia a uma parte da grande Vitória, mas não sei porque só agora parece que isso teve uma importância maior, até virou notícia no jornal! Acredito que boa parte da atenção dos moradores da grande Vitória para tal tema deve-se ao fato da seca prolongada que tivemos de final de 2014 para início de 2015 (ninguém quer ver nada pegando fogo, não agora!) Em uma navegada rápida pelos mares da internet encontrei nas redes sociais tal nome, TURFA, que rapidamente li como trufa. (Fiquei um tempo imaginando uma “trufa geológica” e que gosto tem! Me pergunto se só eu que penso essas cosias.)

Descobri que que a turfa ao ser queimada exala um cheiro de ervas e folhas queimadas que dá origem a famosa fumaça “misteriosa” da noite, mas para sanar as dúvidas do que uma TURFA, vamos pontuar algumas perguntas simples para entende-la.

O que é turfa?

A turfa é um material de origem vegetal, parcialmente decomposto, parcialmente incarbonado (fossilizado). Embora não seja um carvão mineral ou natural, ele é um “pré-carvão”. Seu aspecto se assemelha a um xaxim misturado com terra!

Do que é feito e como isto é gerado?

Seu início é basicamente o início de um carvão mineral, ou seja, é formado química/fisicamente por oxigênio + azoto + carbono + hidrogênio + pressão + calor = turfa. Estes materiais são oriundos de arvores, plantas, musgos e outros compostos da própria terra da região pantanosa onde é encontrada.

Onde se encontra e o que é Turfeira?Marshes1_loc1

Turfeiras, propriamente dita, é onde se encontra a turfa que, geologicamente, é classificada como sedimentar. Sua origem na Terra é da era Cenozóica no primeiro período, o quaternário. A turfa pode ser encontrada em região pantanosa como dito, porque A própria turfeira é um pântano, (como o pântano dos mortos em senhor dos anéis).

É perigoso, pode causa algum risco na região?

As turfeiras são ecossistemas de zonas úmidas, os solos são mal drenados, geralmente impermeáveis, o que provoca o seu encharcamento e anóxia. O ph desse ecossistema é de nível ácido, que é bom para o Sphagnum.

Uma curiosidade que encontrei sobre este local é o fato de ser muito bom para preservar corpos, como na foto de uma ovelha armazenada em um desses locais.ovelha-grande

Acredito que pelo calor ela possa estar soltando os gases, ou até mesmo se inflamando, até um pequeno foco de incêndio pode ter sido o que começou todo o fogo da turfa.

 (Diz o geólogo Jorge Denis C. Medeiros)

Serve para alguma atividade humana?

Sim, serve. É um ótimo adubo natural e combustível.

Links e Referências.

Revisão de conteúdo: Jorge Denis C. Medeiros, geólogo.
imagens: retiradas da internet
http://www.centrocienciaah.com/pagina/turfeiras
http://pt.wikipedia.org/wiki/Turfa

 

Anúncios