Cibercultura e Sensação

sinestesia-ouvir-cores

Vídeos ou simples imagens não são exclusividade da internet, mas é na rede que um mix de conteúdo pode ser criado, e muito mais fácil de ser visualizado, levando em conta o teor de conectividade.

A rede em si, contém várias dimensões de comunicação, desde simples informação passiva (textual, auditiva e etc…) até a interatividade com auxilio de dispositivos de entrada e saída. Podemos citar N exemplos, como um jogo de dança ou as descrições de mundos virtuais de Pierre Lévy no livro Cibercultura como na obra artística Osmose de Char Davies, 1995 e O bezerro de ouro de Jeffrey Shaw, 1996.

“A percepção do mundo objectual não depende exclusivamente do aparelho sensorial especifico, através do qual os objetos são apreendidos, isto é, não depende exclusivamente da visão, ou da audição, ou do tato, etc. Geralmente não é apenas um sentido que atua na percepção dos objetos, além disso, os sentidos funcionam juntos e se completam.”

A partir dessa citação, pode-se pensar em outros tipos de interação cibernética que não sejam necessariamente usando um dispositivo especifico para um sentido para gerar cessação especifica, como os vídeos que estão listado abaixo.

Primeiramente Golden Touch, um vídeo que usa de uma forma estática o dedo, mas que dependendo da pessoa (por causa de suas experiências de tato) poderá usufruir muito melhor do vídeo.

Outro exemplo, porém, muito mais dinâmico, “Puch you finger!, esses dois vídeos abaixo, que em determinado tempo, pede para você fazer uma ação indicada a direção do deslizar do dedo com setas e cronômetros, dando mais ação.

 Esse é um presente de grego para vocês, que entender inglês ajudara para a compreensão do vídeo.

31 de Julho – Dia do orgasmo

E por final o vídeo de orgasmo cerebral ou mental, onde são feitos estímulos agradáveis para as pessoas relaxarem e sentirem aquela sensação de couro cabeludo arrepiado acompanhado de um relaxamento.

Referência

Citação: texto de apoio educacional com base em – Ballone GJ – Percepção e Realidade in. PsiqWeb, Internet, disponível em http://www.psiqweb.med.br/, revisto em 2005
http://www.alunosonline.com.br/portugues/efeito-sinestesico-das-palavras.html
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/12/141215_videos_asmr_lab?ocid=socialflow_facebook

Anúncios