Rato velho vira morcego?

interrogação

Na tradição brasileira existia a ideia de que rato velho transformava-se em morcego, principalmente nas esferas sociais mais pobres demonstrando um analfabetismo científico, mas de onde surgiu essa ideia?

Hoje não se fala muito mais nisso, principalmente se tiver menos de duas décadas de existência, mas a uns 30 anos atrás isso era comum e considerado verdade por muitos, dando certas justificativas como o habitat, alegando que ratos e morcegos vivem em locais como celeiros, embaixo de assoalhos, isto é locais de pouco ou nenhuma luminosidade e espaço fechado. Era também dado como justificativa a metamorfose vistas em outros animais, como acontece como lagartas que viram borboletas.

Assim, pode-se ver que esse mito popular tenta ter uma certa racionalidade, bebendo um pouco da percepção no que diz a respeito de comportamento e características de animais. Porem se formos olha para a Classificação desse animais percebemos que a suas semelhanças param na esfera da ordem. Logo, descarta-se qualquer ideia de um rato transforma-se em morcego, porque morcego nasce de pais morcegos, sem contar que seria estranho um rato velho diminuir seu tamanho para virar um filhote de morcego.

diferença rato x morcego

Possível problema de linguagem

Com a vinda do povo germânico as terras tupiniquins no entre o século XIX e XX pode ter ocorrido um problema de linguagem por causa da construção de substantivos na língua alemão, ao menos no caso de alguns animais, principalmente na construção de morcego.

Sem título-1

 

Referência

https://pt.wikipedia.org/wiki/Morcego

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rato

Fledermaus – Fle.der.maus – Sf, Fledermäuse morcego. – http://michaelis.uol.com.br/escolar/alemao/index.php

Não colocarei referências além destas duas sobre o tema porque é um assunto meio infundado e de fácil pesquisa da internet! Qualquer coisa escrevam nos comentários mais cosias sobre esse mito.

Anúncios